página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SST - O que toda empresa deve saber sobre a segurança do trabalho


01/06/20

 Você já parou para pensar, por apenas um minuto, nos riscos que corre só de sair de casa para exercer sua profissão? Pois é, em um país onde mais de 17 mil pessoas perdem a vida devido a acidentes de trabalho, é quase uma tarefa impossível não falar sobre a temática e discutir políticas específicas que precisam ser adotadas para melhor a qualidade de vida em ambiente profissional.

 
Vamos ser sinceros, as consequências de qualquer tipo de acidente podem ser sérias, que vão de invalidez parcial ou total do colaborador, além do falecimento. Está mais que claro que esse assunto precisa ser levantado para que isso deixe de acontecer, não é mesmo?
 
E é tarefa dos gestores buscar alternativas para inibir essas questões. É fundamental que sejam avaliadas fundamentais como a forma de implementar medidas de segurança do trabalho que promovam a proteção dos funcionários, auxiliem em uma melhor qualidade de vida no trabalho, além de proteger a empresa de problemas posteriores.
 
O cenário pode ser muito preocupante, mas tem como combatê-lo. Se você não sabe como implementar a segurança do trabalho na sua empresa de robô industrial e tem dúvidas sobre questões que a envolve, fique tranquilo. Neste artigo, você terá acesso a importância de implementar essa ação em ambiente corporativo, assim como sua importância e influência na produtividade dos colaboradores.
 
Vale destacar que, além disso, vamos pontuar as medidas necessárias para garantir a segurança no trabalho a curto e longo prazo, prevenindo problemas. Você está preparado? Então, vamos lá!
 
Conheça a importância da segurança no trabalho
Antes de desenvolver algum conceito sobre a prática da segurança no trabalho, é preciso conceituar o termo. Ele, nada mais significa que representar ações direcionadas para a prevenção de riscos no trabalho, independentemente da sua área de atuação.
 
Como todas as ações preventivas e de combate aos acidentes, ele é composto por um conjunto de normas, ações e medidas de proteção para funcionários de um empreendimento. O objetivo é muito claro: minimizar acidentes no local de trabalho e doenças ocupacionais.
 
É claro que as medidas só podem ser adotadas em uma empresa de célula de carga após estudos e levantamentos serem feitos no empreendimento. Você precisa ter muito claro na mente que as ações adotadas precisam minimizar os impactos das atividades laborais sobre a saúde e bem-estar dos funcionários.
 
Tenha sempre bem claro na mente que minimizar ao máximo as chances de ocorrências de acidentes de trabalho e doenças provocadas pelas atividades laborais é a principal meta ao se adotar o sistema de segurança no trabalho. Além disso, é importante que você tenha em mente que eliminar quaisquer condições inseguras de trabalho é fundamental.
 
E não pense que apenas ações diretas ao combate é fundamental, viu? É importante, também, ter métodos de conscientização aos colaboradores sobre os riscos das atividades realizadas e incentivar as práticas adequadas. Isso possibilita que acidentes sejam reduzidos.
 
Essas ações não surgiram do nada. Existe uma lei específica para o acidente de trabalho que é de fundamental conhecimento por gestores e líderes de um empreendimento. Os benefícios da Previdência Social precisam estar claros na mente de qualquer um, uma vez que ela caracteriza a possibilidade de pagamentos diante de acidentes de trabalho.
 
Talvez você não saiba mas, segundo a legislação vigente, pode ser considerado acidente de trabalho ou ocupacional tudo que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da organização contratante, de modo que cause lesões corporais, perturbação funcional que possa causar morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
 
Conheça os benefícios para os colaboradores
 
Parece até óbvio falar sobre, mas os funcionários são beneficiados diretamente pela a implementação da segurança do trabalho. Pense bem, este tipo de metodologia é capaz de garantir a segurança, integridade e bem-estar físico e mental de cada um deles, independentemente da área de atuação – pois é, até pessoas que trabalham em escritório podem ser atendidas por essas medidas.
 
Ao adotar essas ações, você possibilita que o ambiente fique mais favorável para ter funcionários mais saudáveis, Que não serão afetados ou dificilmente serão prejudicados por conta de problemas de doença ou doenças ocupacionais que podem gerar problemas crônicos, afetando a qualidade de vida do trabalhador para sempre.
 
Além de tudo o que foi levantado até o momento, é possível afirmar que a segurança do trabalho desenvolve um respaldo jurídico para o trabalhador, de forma que ele, considerado, até então, a parte mais frágil do processo, seja protegido em caso de acidentes provocados por negligência da empresa.
 
Conheça, agora, os benefícios para a empresa
A empresa, que pensa grande e em um ambiente saudável, precisa adotar um método bem específico de segurança de trabalho. Pois é, essas ações trazem diversos benefícios como a prevenção de acidentes, que prejudicam a produtividade da empresa.
 
Vale destacar, ainda, que a falta de medidas de prevenção à acidentes possibilita o afastamento contínuo de funcionários, o que traz para a instituição prejuízos financeiros diversos, tanto com o pagamento de benefícios quanto com custos de contratação de substitutos.
 
Além disso, algumas situações, principalmente as geradas por negligência, são passíveis de processos trabalhistas, o que pode sair bastante custoso para a organização, dependendo da extensão dos danos.
 
Vamos ser sinceros: é claro que uma empresa de galvanização a fogo, por exemplo,  que conte com um baixo índice de acidentes é valorizada no mercado, ganhando destaque em relação aquelas que não adotam essas medidas como prioridade.
 
A verdade é que os colaboradores precisam sentir-se protegidos pela empresa, assim ele podem entender que o empreendimento se preocupa com a integridade física e psicológica, enxergando-os como algo a mais que números, basicamente como pessoas que merecem ser protegidas de situações que as coloquem em risco continuamente.
 
De modo geral, com colaboradores se sentindo mais seguros, é possível que eles consigam executar suas atividades da maneira correta, um ponto imprescindível para conseguir melhorar não só quantitativamente a produção, mas qualitativamente.
 
Por Marcela Lima
 


Fonte: Planeta Folha


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /