Hoje é dia 08 de Fevereiro de 2012



página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Obesidade - Obstáculo para o mercado de trabalho


07/09/10

Afastar-se constantemente do trabalho devido a doenças relacionadas à obesidade, sentir-se discriminado e ser visto como preguiçoso. Essas são as queixas mais comuns de profissionais que sofrem com o excesso de peso. O JC entrevistou Cristina Mana, diretoria administrativa de empresa de RH, que garante: "Existe preconceito, mas de organizações despreparadas, que não se preocupam em adequar os postos de trabalho às funções e, assim, não seguem a legislação e deixam de preocupar-se com a saúde do trabalhador". Confira a entrevista.

JC - Como é feita a seleção de candidatos?
Cristina - Mediante um perfil técnico e comportamental, buscamos os profissionais no mercado. Realizamos o processo seletivo através de técnicas, como entrevistas individuais e/ou coletivas, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, provas situacionais e, quando necessário, teste prático. Isso tudo é necessário para verificarmos qual o profissional que se assemelha mais ao perfil da vaga. Qual possui a experiência necessária, as características comportamentais exigidas, por exemplo: liderança, capacidade de atuar em equipe, e assim por diante.

JC - Existe orientação das empresas para a contratação de determinado perfil de candidato?
Cristina - As empresas têm que ter os postos de trabalho descritos, isto é, têm que traçar uma descrição de cargos em relação a: experiência (técnica), conhecimentos, aspectos comportamentais e características de personalidade. É importante e obrigatório às empresas também terem um trabalho desenvolvido pela área de Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho, na definição e análise dessas funções, para que todo candidato que venha a ser contratado possa trabalhar com segurança.

JC - Se vocês percebem que o candidato obeso não se encaixa em determinada vaga, procuram direcioná-lo para um emprego adequado?
Cristina - É importante entender que na grande maioria das organizações não existe de maneira acirrada essa discriminação. O que existe é a preocupação dentro de um aspecto legal das organizações em não prejudicar a saúde do trabalhador. Exemplo: imagine uma área de produção onde em determinada máquina existe um espaço delimitado de atuação que um profissional que estiver acima do peso não conseguirá movimentar-se. Isso, se não analisado de maneira correta, poderá acarretar em danos para a saúde do trabalhador. Da mesma maneira, imagine existir uma máquina que exige do profissional se abaixar constantemente e o mesmo é muito alto. Isso poderá acarretar danos em sua coluna.

JC - Na sua opinião, as empresas têm resistência em contratar obesos? Cristina - Com certeza existe preconceito, mas de organizações despreparadas, que não se preocupam em adequar os postos de trabalho às funções e, assim, não seguem a legislação e deixam de preocupar-se com a saúde do trabalhador.



Fonte: Jornal Cidade


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos






Feiras
12/04 - V Fisiotech - Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia

» saiba mais

» calendário de feiras







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Websites Desenvolvimento de Sites   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /   .