página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


EPIs - Estudo comprova a eficácia do uso de máscara na prevenção ao coronavírus


19/06/20

 Estudo dos Centros de Controle e Prevenção de Doença dos EUA comprova a eficácia da lei aprovada pelos deputados no Paraná. O uso de máscara, segundo o estudo, é capaz de conferir mais proteção do que o distanciamento social ou a higienização das mãos, duas outras recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 
“O uso de máscaras é a melhor forma de prevenção contra a covid-19. Desde o início da pandemia defendemos o uso de máscara, que depois virou lei no Estado e, agora, em todo o Brasil”, disse nesta terça-feira, 16, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), autor da lei paranaense.
 
O estudo, lembra Romanelli, mostra que os pacientes que apenas mantiveram o distanciamento social conseguiram reduzir em 15% o índice de contaminação. Já com a máscara, essa redução alcança 25%. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisar a tripulação do navio de guerra americano USS Theodore Roosevelt, que teve um surto de coronavírus, enquanto estava na embarcação.
 
Dados – Dos cerca de 4800 marinheiros no navio, 1273 deram positivo para o vírus e 382 participaram do estudo. Entre os que usavam máscara de proteção facial, 55,8% foram contaminados. Já entre os que não usaram o equipamento, o percentual de contaminação foi de 80,8% – um aumento de 25%.
 
O estudo também analisou a importância do distanciamento social no combate ao coronavírus. Dentre as pessoas que não seguiram as diretrizes de distanciamento social, 70% foram contaminadas e 54,7% dos que mantiveram a distância de um metro e meio de outras pessoas ficaram imunes, uma queda de 15,3%.
 
Romanelli, que acompanhou o resultado do estudo, percebeu ainda que entre os marinheiros que usavam áreas comuns, 67,5% foram infectados. Já entre os que evitaram esses espaços, 53,8%, tiveram a doença.
 
“O estudo mostra que o que temos defendido desde o mês de abril, que o uso da máscara, aliado a outras ações de prevenção, como o distanciamento e isolamento social e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel são medidas preventivas eficazes no combate ao coronavírus”, reafirma Romanelli.
 
Higienização — O estudo comprova não somente a eficácia do uso da máscara facial no combate ao coronavírus, como também mostra que essa proteção é mais eficaz até mesmo do que o aumento da higienização das mãos.
 
O ato de lavar as mãos regularmente não impediu que 62% dos pesquisados fossem contaminados com a Covid-19, contra 65% daqueles que não lavam as mãos regularmente (aumento de 3%).
 
O deputado alerta, no entanto, que para vencer o coronavírus é importante que todas as ações sejam feitas em conjunto. “Não adianta usar a máscara e se descuidar das outras medidas de proteção. O estudo mostra que as pessoas que adotaram todas as medidas, ou seja, usaram máscaras, mantiveram o distanciamento e lavaram as mãos regularmente, tiveram um índice de contaminação bem abaixo dos demais”.
 
Recomendações — Inicialmente, por orientação da própria OMS, a recomendação era que apenas pessoas doentes e profissionais de saúde deveriam usar máscara de proteção.
 
Com isso, houve muita controvérsia quanto ao uso, sobretudo devido à escassez do artefato, que sumiu das prateleiras das farmácias em todo o Brasil, como aconteceu em outros países que enfrentaram e ainda enfrentam o coronavírus. Por isso, as recomendações das autoridades de saúde quanto ao uso correto da máscara são importantes.
 
Romanelli explica que a máscara de tecido é reaproveitável, mas exige alguns cuidados no manuseio. “Quando for usar, pegue a máscara pelos elásticos, e não toque na frente dela. Evite tocar o rosto ou coçar os olhos. Depois de usar, mantenha a máscara de molho em água sanitária por pelo menos meia hora e depois lave-a com água e sabão neutro. Antes de usá-la novamente, passe o ferro quente para esterilizar e poder utilizar com toda a segurança necessária”, recomenda.
 
O deputado lembra ainda que a máscara é para uso pessoal e não pode ser compartilhada, ainda que por pessoas da mesma família. E acrescenta: “Quando não for usar, evite tocar a máscara ou deixa-la em lugar onde o vírus possa se alojar, como mesas ou balcões. Assim, você terá certeza de que o ambiente em que você e outras pessoas estão está imune do coronavírus”.
 
Proteção coletiva — O uso da máscara não protege apenas o usuário, mas também todos os que estão à sua volta. Se duas pessoas estão sem o artefato, uma tem o coronavírus e não sabe e a outra não tem, um pode contaminar o outro.
 
Além de ser uma recomendação dos especialistas de que todos usem máscaras, é um dever de todos os que saem às ruas ou fazem uso de ambientes coletivos.
 
Quando duas pessoas conversam sem máscara, a chance que a pessoa saudável pegue a Covid-19 da pessoa que está doente é muito alta. Quando a pessoa saudável passa a usar a máscara, a chance de contágio diminui, mas permanece alta.
 
Se a máscara é colocada apenas pela pessoa que está doente, a chance de contágio diminui, mas ainda é média. Porém, quando as duas pessoas – tanto a que está doente como a que está saudável – usam a máscara, a chance de contágio pela Covid-19 é baixa.
 
“A chance de contágio diminui quando todas as pessoas usam máscaras, porque aumentam as barreiras de proteção contra o vírus. Por isso, é importante todos usarem a máscara. Assim, vamos evitar a proliferação do vírus e diminuir o número de contaminados e mortos pela Covid-19”, disse o deputado Romanelli.


Fonte: Tribuna do Vale


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /