página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


EPIs - Bombeiros e IFCE desenvolvem aparelho para desinfecção de EPI com luz ultravioleta


11/06/20

 As primeiras quatro caixas de desinfecção criadas foram entregues para unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará na última sexta-feira, 5

 
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) criou dispositivo para desinfecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O aparelho, que utiliza luz ultravioleta (UV), foi idealizado tendo como bases estudos de universidades nacionais e internacionais, que projetaram e construíram a caixa de desinfecção.
 
De acordo com o CBMCE, a caixa de desinfecção UV elimina o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, dos EPIs, como a máscara facial, principalmente. No processo até a desinfecção, o novo coronavírus precisa ser exposto à luz ultravioleta por um determinado tempo. Para chegar a esses projeto, foram analisados estudos feitos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que desenvolveu dispositivo que realiza a desinfecção de máscaras descartáveis do tipo N95.
 
Esse dispositivo que contribui na esterilização de máscaras descartáveis são câmaras de desinfecção que possuem lâmpadas germicidas, com capacidade de emitir radiação no comprimento de onda de 254 nanômetros. Segundo os pesquisadores da UFPR, elas inativam o material genético e, consequentemente, o vírus. O procedimento aumenta em três vezes o tempo de vida útil das máscaras.
 
Outro estudo para a construção do equipamento do CBMCE foi desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP). Os cientistas produziram aparelho em formato de rodo que também emite radiação ultravioleta, com a proposta de ser utilizado na limpeza e descontaminação de pisos, evitando que o vírus seja propagado através dos sapatos.
 
As primeiras quatro caixas de desinfecção criadas pelo Corpo de Bombeiros foram entregues na sexta-feira, 5 de junho, para as seguintes unidades do CBMCE:
 
– Batalhão de Socorro de Urgência (BSU);
– 1ª Cia do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS);
– 2ª Cia do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS);
– 1ª Cia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (1ªCia/3ºBBM – Quartel de Sobral).
 
Participou da construção da Caixa de Desinfecção a equipe formada pelo Tenente-coronel Albert Arruda, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), egresso do IFCE; em parceria com o Diretor do IFCE, professor Eduardo Bastos; e ainda João Almeida Diniz Junior e Francisco Marcelino, também egressos do Instituto Federal.
 


Fonte: O Povo Online


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /