página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Prevenção - Sinduscon e Sesi lançaram campanha de prevenção que irá atender 2 mil trabalhadores na RMB


09/06/20

 Para o atual momento de retomada das atividades no mercado em meio à pandemia do novo coronavírus, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará  (Sinduscon-PA) planejou a ampliação das ações preventivas dentro dos canteiros em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-Pará). Na manhã de hoje (5), o órgão lançou a campanha "Com Cuidado Se Constrói" para alcançar um total de 50 canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém (RMB), envolvendo 2 mil profissionais do setor, entre eles operários e agentes de decisão, grupo no qual estão incluídos engenheiros civis e de segurança do trabalho, técnicos, mestres e encarregados de obras. A programação começou justamente nessa sexta-feira no canteiro “Il Palladium”, da Quadra Engenharia, no bairro do Umarizal (região central da capital), com 56 trabalhadores. A equipe técnica que realizou o atendimento foi composta por uma médica do trabalho, fonoaudióloga e técnica de enfermagem. A média de atendimento é de quatro canteiros diariamente, com operações simultâneas, sendo dois no horário das 7 às 9 horas e os outros no período das 13 às 15 horas.

 
Com assessoria técnica do Sinduscon e Sesi, todos atuarão como multiplicadores das práticas seguras no enfrentamento da Covid-19, de modo a contribuir para a gestão da crise e preservar a saúde das pessoas no trabalho e fora dele. O objetivo é reforçar as orientações de saúde e segurança para os trabalhadores da construção civil. Além disso, o sindicato vai elaborar o monitoramento de medidas com os agentes de decisão de cada empresa.
No dia 20 de março, o Sinduscon-PA já havia lançado a campanha preventiva “Juntos, vamos superar esse desafio!", que conta com o apoio dos empresários do setor da construção. Na iniciativa, engenheiros e técnicos da saúde e segurança do trabalho davam orientações diárias de prevenção a trabalhadores nos canteiros de obra, demostrando que os cuidados devem ser tanto no âmbito do trabalho quanto familiar.
 
Segundo o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o foco é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que vinham sendo realizadas nos canteiros e junto aos demais trabalhadores da construção civil com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados à doença viral e distribuição de máscaras e álcool em gel. “A partir da parceria do Sesi, pretendemos conseguir resultados amplos e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades”, explicou.
 
No primeiro momento, o trabalho será focado em ações de prevenção com metodologias específicas para gestores e operários e contará com uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do trabalho e enfermagem.
José Conrado Santos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), declarou que o sindicato mais uma vez assume o protagonismo junto ao setor que representa. “Com essa ação, o Sinduscon mais uma vez demonstra responsabilidade com a indústria da construção civil e com os trabalhadores do setor", entende ele.
 
"O segmento é importante para a sociedade em geral ao dinamizar a economia, e busca uma forma de retomar as atividades com saúde e segurança para os trabalhadores, dando assim mais um exemplo de comprometimento com suas afiliadas e com a sociedade. E o Sesi, uma entidade da Fiepa, também realiza com essa ação sua missão de promover o bem-estar do trabalhador da indústria e o fortalecimento do setor industrial paraense”, considerou.
 
Para o superintendente regional do Sesi-Pará, Dário Lemos, o retorno às atividades, com orientações de saúde e segurança nos canteiros de obra, é importante para garantir a integridade do trabalhador da construção civil.  “Apesar de ser um setor que já realiza ações de segurança nos canteiros, no atual cenário de retomada gradual frente à pandemia do Covid-19, tais cuidados devem ser reforçados", apontou. "Com a atuação em conjunto com o Sesi, por meio de sua equipe em qualidade técnica multidisciplinar em Gestão de Saúde e Segurança na Indústria, temos certeza que será mais um projeto desenvolvido com êxito por ambas equipes”, afirmou.
 
“A pandemia trouxe novos desafios para as indústrias no que diz respeito à saúde laboral, não só em termos dos problemas diretamente relacionado à Covid-19, a exemplo de trabalhadores em quarentena e de grupos de risco em isolamento social, como também outros fatores que passam a impactar diretamente também como a saúde mental desses trabalhadores. Diante disso, o Sesi já vem realizando o atendimento on-line psicossocial e médico de orientações de enfrentamento ao cenário atual a diversas indústrias da região, com o objetivo de apoiá-las no que for preciso no enfrentamento à enfermidade”, ressaltou Lemos.
 
Entre as abordagens da nova iniciativa, serão realizadas palestras e ações como triagem orientativa sobre sintomas da doença, higienização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), de maquinários e ambiente de trabalho, uso de máscaras, higiene pessoal no ambiente de trabalho e familiar, regime de trabalho frente ao distanciamento social ou isolamento, prevenção aos riscos invisíveis, mecanismos de proteção, minimização de riscos.
Aos agentes de decisão das empresas após análise do checklist -  que foi elaborado pelas equipes do Sinduscon e Sesi - serão apresentadas sugestões de melhorias e de monitoramento das medidas preventivas na obra, entre outras ações de minimização de riscos de acordo com a legislação de saúde e segurança vigente.
 
Para evitar o contágio, todos os conteúdos informativos, como cartilhas, cards e cartazes a serem repassados aos trabalhadores serão distribuídos em meio digital (e-mail, WhatsApp e rede social).
 


Fonte: Rede Pará


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /