página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


Treinamento - 1,4 mil profissionais são treinados sobre uso correto de EPIs


20/05/20

 A ação contou com o auxílio de espelhos e materiais práticos para tornar a capacitação mais próxima possível da realidade na rotina desses profissionais.

 
Nas últimas semanas, o Núcleo de Educação Profissional (NEP) da Escola de Saúde, com apoio do Comitê Interno de Enfrentamento à COVID-19 da Santa Casa de Campo Grande, realizou um treinamento com simulação realística no uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), frente ao risco de contaminação do novo coronavírus. Todos os profissionais dos setores da enfermagem, higienização, laboratório, diagnóstico por imagem, administrativos, entre outros, receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas de forma a contemplar as fragilidades da equipe frente à situação mundial instalada de pandemia.
 
A cada hora, em torno de 60 profissionais eram escalados para o treinamento que ocorreu nos turnos matutino, vespertino e noturno. Por período, eram reunidos dez multiplicadores dos protocolos de paramentação e desparamentação, responsáveis por disseminar as informações. A ação contou com o auxílio de espelhos e materiais práticos para tornar a capacitação mais próxima possível da realidade na rotina desses profissionais. Os aventais de proteção reutilizáveis foram desinfetados a cada uso, conforme as normas de biossegurança.
 
A técnica de enfermagem do centro cirúrgico Telma Barbosa, parabenizou a iniciativa do hospital e disse que a capacitação nesse momento é, também, uma forma de garantir a segurança dos processos. "Esse treinamento foi muito importante para todos nós profissionais da área. Ainda não temos noção de como será daqui pra frente, mas mesmo assim precisamos estar preparados para enfrentar esse desafio. No treinamento foi possível esclarecer todas as dúvidas e aprimorar técnicas de segurança. Todos os envolvidos estão de parabéns pela ação", comentou.
 
Ao todo, 1.409 profissionais da linha de frente da Santa Casa passaram pelo treinamento criado exclusivamente para padronizar a utilização dos EPI’S no atendimento aos casos suspeitos da COVID-19. A capacitação é parte dos trabalhos da Educação Permanente em Saúde (EPS), que se configura como uma proposta de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações. A EPS se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais.
 
O Núcleo de Educação Profissional da Escola de Saúde informou que esse tipo de ação tem por finalidade transformar as práticas do trabalho, com base em reflexões críticas, propondo o encontro entre o mundo da formação e o mundo do trabalho. Uma forma eficiente de trabalhar em equipe, construir cotidianos e eles mesmos constituírem-se como objeto de aprendizagem individual, coletiva e institucional.
 


Fonte: Enfoque MS


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /