página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SST - A importância da saúde e segurança no trabalho


19/03/20

 A segurança no trabalho é importante para as pequenas, médias e grandes empresas – independente de segmento. A importância dessa medida deve ser valorizada diariamente pelos gestores e colaboradores, devido a um único fundamento: a saúde. 

 
Cada vez mais as empresas vêm adotando medidas protetivas para evitar possíveis indenizações e multas por parte dos funcionários. Afinal, a cada ano no Brasil, 700 mil pessoas sofrem acidentes oriundas a trabalho. 
 
Geralmente, esses incidentes resultam em lesões, fraturas ou até mesmo a morte. Sendo assim, é de extrema importância adotar medidas de segurança para preservar a saúde dos funcionários. 
 
Além disso, em caso de acidente em exercício de trabalho, a empresa é obrigada a pagar indenização, despesas hospitalares e fornecer o afastamento desse funcionário – claro, tudo depende do grau do incidente. 
 
Com esse cenário, a forma mais prática para não gerar transtornos é investir em saúde e segurança, não é?
 
Benefícios em investir na segurança no trabalho 
A segurança no trabalho deve ser encarada da seguinte forma: investimento humano e preservação de vida. Quando a organização deixa claro as medidas preventivas, o ambiente se torna mais leve, os colaboradores se sentem valorizados e motivados, aumentando sucessivamente sua produtividade.
 
Além disso, isso proporciona uma melhora no relacionamento entre o empregador e o empregado. No momento em que o funcionário percebe que está sendo valorizado, passa a produzir com mais eficiência e focar ainda mais nos resultados. 
 
Isso também pode resultar em admiração e carinho por parte do funcionário, ocasionando comentários positivos sobre a empresa.  
 
Não pense que a empresa ganha só com a segurança, viu? Os benefícios estão entre a economia com acidentes de trabalho, a contratação de mão de obra provisória ou permanente, as despesas hospitalares e o prejuízo com as máquinas (em caso de acidentes maquinários). 
 
Medidas protetivas 
Como podemos notar, investir em medidas de segurança não é mais uma opção – e sim uma necessidade. Pensando nisso, separamos alguns parâmetros que você pode introduzir na sua empresa. Veja:
 
Observe os riscos 
Identifique qualquer risco em potencial dentro da empresa. Na maioria das vezes, acidentes são causados por situações consideradas simples. Objetos que atrapalhem o caminho, cansaço dos colaboradores ou dispositivos de distração.
 
Como posso evitar esses acidentes? 
Faça um planejamento após reconhecer os riscos iminente. Crie um plano cheio de estratégias com formas para evitar cada um deles. Com isso, crie uma solução que seja simples e rápida. 
 
Exposição 
Não crie uma exposição desnecessária. Se algum equipamento próximo a você apresenta algum risco, não precisa se aproximar. Crie esse tipo de consciência com todos os membros da empresa. 
 
Por exemplo, o equipamento que produz resina epóxi da sua empresa apresentou falhas no dia anterior, chame um técnico para resolver o problema. Não pense que pode voltar a trabalhar normalmente, o resultado pode não ser dos melhores. 
 
Treinamentos 
Invista em treinamentos para novos e antigos funcionários. É importante que as indústrias realizem esses treinamentos específicos ao ramo de atuação, exemplo: se o seu segmento é na distribuição de cargas, você pode fazer algo voltado ao ajuste da cinta de carga na elevação de materiais. 
 
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) 
O equipamento de proteção individual é um dos elementos mais importantes quando falamos de segurança. Toda e qualquer empresa, têm como responsabilidade oferecer os equipamentos gratuitamente para os colaboradores, assim, poderão realizar suas tarefas em segurança. 
 
Manutenção 
Se o ramo de atuação for uma área especializada, busque técnicos para realizar a manutenção. Caso contrário, você e sua equipe podem monitorar o funcionamento periodicamente. 
 
Invista em saúde e segurança no trabalho 
Como pudemos perceber ao longo da leitura, a segurança deve ser valorizada e vista como um investimento – e não um custo adicional. A segurança desses profissionais resultará em maior produtividade e resultados gerais para a empresa. 
 
Além disso, invista em palestras externas com profissionais de segurança do trabalho para que possam compartilhar suas experiências e conhecimentos. 
 
E você, o que tem feito para priorizar a segurança da sua equipe? Conta pra gente!
 
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 
 


Fonte: Jornal Contábil


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /