página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


CIPAT - Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho aborda riscos com perfurocortantes


12/10/19

 A 3ª Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho buscou conscientizar os colaboradores do Hospital Cassems de Campo Grande sobre os riscos dos acidentes com perfuro cortantes e a exposição a materiais biológicos.

 
De 23 a 27 de setembro a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA, do Hospital Cassems de Campo Grande, realizou uma intensa programação voltada para a conscientização e orientação sobre os riscos de exposição a materiais biológicos e acidentes com perfurocortantes. Durante os quatro dias foram realizadas diversas ações como palestras, dinâmicas nos setores do hospital, sorteio de brindes e um show de standup que, de forma lúdica e divertida, apresentou as principais questões relacionadas à segurança do trabalhador em saúde.
 
Os temas das palestras abordaram assuntos como o bem-estar do colaborador dentro da empresa e as normas referentes às questões trabalhistas que tratam dos acidentes de trabalho. As médicas infectologistas, Priscilla Alexandrino e Ivone Martos, demonstraram os riscos biológicos associados aos acidentes com perfurocortantes (agulhas, bisturis) e direcionaram as orientações principalmente para os colaboradores que trabalham nas equipes de enfermagem e limpeza, pois estão mais sujeitos a acidentes com agulhas ou lâminas. "É muito importante que os colaboradores que estão na assistência direta façam uso dos equipamentos de proteção individual. Às vezes temos muita confiança nos procedimentos que fazemos. No entanto, mesmo tendo muita experiência profissional estamos sujeitos a sofrer acidentes que poderiam ser evitados", explica a diretora técnica do HCCG e médica infectologista Priscilla Alexandrino.
 
A médica Ivone Martos falou sobre as doenças que se pode adquirir caso o trabalhador sofra um acidente com um material perfurocortante. Ela explicou que, embora o maior medo dos profissionais seja adquirir uma doença como o HIV, outras enfermidades podem ser mais fáceis de contrair como as hepatites. "O vírus do HIV tem uma sobrevida fora do seu ambiente natural de apenas um minuto. Já o vírus da hepatite B, por exemplo, tem viabilidade em qualquer superfície por um período de até sete dias. Quem fica exposto a riscos biológicos tem que se prevenir. O uso dos equipamentos de proteção individual é de extrema necessidade, porquê se a pessoa for contaminada o estresse físico, mental e emocional que o tratamento proporciona é muito grande", argumenta a infectologista, coordenadora da Comissão de Controle Interno de Infecção Hospitalar do HCCG.
 
A presidente da CIPA, enfermeira Neiva Rocha, explica que este ano os integrantes da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes – CIPA decidiram fazer a Sipat com foco no tema da exposição dos trabalhadores aos riscos biológicos porquê de alguma forma todos os profissionais que trabalham em uma unidade hospitalar estão sujeitos a se acidentar. "É claro que as equipes de enfermagem e limpeza correm mais riscos, mas os colaboradores dos setores administrativos também estão sujeitos a se exporem a materiais biológicos. Além disso, também estamos focando, nas visitas aos setores, nas orientações relacionadas à nossa campanha permanente de Adorno Zero. Quem trabalha em unidades de saúde deve deixar de lado os adornos no período do trabalho, contribuindo para a sua saúde e a dos pacientes também", orienta.
 
Para o diretor clínico do Hospital Cassems de Campo Grande, Marcos Bonilha, as campanhas periódicas e as orientações são de grande importância. "Nós estamos tão acostumados com o nosso ritmo de trabalho que às vezes nos sentimos muito seguros em nossas ações. É sempre nessas horas que nos acidentamos. É muito importante trabalharmos bem, mas é mais importante trabalharmos bem e com saúde", considera. O gerente hospitalar, Alessandro Depieri, parabenizou os integrantes da CIPA pela iniciativa e ressaltou que para as ações terem efetividade "é necessário o empenho de todos os colaboradores". Ele disse ainda que "a atenção redobrada e a preocupação em seguir os procedimentos corretos deve ser constante".
 
No encerramento da semana, além do show de standup, receberam prêmios os três primeiros colocados no concurso de frases realizado para a escolha do tema da Sipat deste ano. Foram agraciados os técnicos de enfermagem Vinícius Soares Padilha Ferreira, Ana Lúcia Domingues e a supervisora de humanização, Jhulia Vanessa Satillo Hazelski.
 


Fonte: Enfoque (MS)


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /