página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SIPAT - Conscientização é chave para reduzir acidentes de trabalho


11/09/19

 A Capal Cooperativa Agroindustrial realizou, entre os dias 14 e 16 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) de 2019. Com o tema “Inovação e tecnologia a favor da segurança”, o evento reuniu mais de 800 colaboradores da cooperativa, que participaram da programação preparada para a semana de conscientização. 

 
Atenção - Em “Percepção de risco”, o renomado palestrante Maurício Louzada falou sobre a importância da empresa e colaborador estarem atentos às atividades e aos riscos envolvidos. Louzada ressalta que existem três tipos de riscos: os que percebemos e controlamos; os que percebemos e não controlamos; e os que não percebemos, e que é preciso prever as situações e se preparar para elas. 
 
Comportamento - No segundo dia de programação, os participantes puderam conferir os ensinamentos do diretor executivo da M&M Tecnologia Comportamental, Carlos Massera. Ele falou sobre a importância de entender o comportamento dos trabalhadores, compartilhou dicas sobre como eles podem atuar de forma mais segura e apresentou o Programa de Segurança Comportamental Cuidar Mais. Criado pelo palestrante, o premiado programa visa a redução de acidentes de trabalho por meio da melhora da cultura e da liderança em segurança.
 
Fator importante - Para o técnico em Segurança do Trabalho da Capal, Renato Mainardes, a conscientização dos trabalhadores é um fator importante para a prevenção de acidentes. "Muitos casos de acidente de trabalho poderiam ser evitados, por isso essas formas de conscientização são tão importantes", explica.
 
Quiz - No encerramento da Sipat, equipes participaram de um quiz apelidado de Conexão Sipat. A equipe que respondeu de maneira mais rápida e corretamente às questões relacionadas à segurança do trabalho foi premiada com uma cesta de produtos da Alegra. O presidente executivo da Capal, Adilson Fuga, ressaltou a importância da Sipat. “Tivemos muitos momentos divertidos durante a semana, mas é importante ressaltar a relevância do assunto. Temos que cuidar de nós mesmos e um dos outros”, finalizou.
 
Cenário brasileiro - Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que durante o decênio 2007 - 2017 foram registrados 1,3 milhão de acidentes de trabalho graves, sendo o Brasil o quarto País com o maior número deles (2.503), atrás apenas da China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090). Além disso, dados da Previdência Social brasileira apontam que, entre os anos de 2014 e 2018, 1,8 milhão de pessoas foram afastadas devido a acidentes de trabalho.
 


Fonte: Paraná Cooperativo


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /