página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


SST- Em Aparecida, SMS promove capacitação de colaboradores da área de Saúde do Trabalhador


14/08/19

 Segundo o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), Aparecida “tem realizado um trabalho considerado de referência nacional no segmento da Saúde Mental”

 
A secretaria municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, por meio da superintendência de Vigilância em Saúde realiza uma série de treinamentos, a fim de capacitar colaboradores da área de Saúde do Trabalhador, sendo o próximo, nesta quarta, 14, no Núcleo de Cuidados Em Saúde Mental. Trata-se do curso “Capacitação em Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas para Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho”, que teve início na última quarta, 7, no Centro de Atenção Psicossocial Bem-Me-Quer (CAPS).
 
Este treinamento visa sensibilizar e capacitar os profissionais que atuam na área da Saúde Mental sobre as novas tratativas de identificação, notificação e de tratamento dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT). Outro encontro vai acontecer no Caps Álcool e Drogas Criarte Vida (28/08), sempre das 8h30 às 11h30.
 
A capacitação, de acordo com a responsável pela chefia do Programa Saúde do Trabalhador, Ana Mari Soares Dickmann, é uma parceria com Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás (Cerest/GO).
 
Referência
Segundo o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), Aparecida “tem realizado um trabalho considerado de referência nacional na área da Saúde Mental, com todas as modalidades dos CAPS e todas as ações relacionadas ao tema. Inclusive em diversas situações o próprio Ministério da Saúde utiliza o trabalho realizado por nossas equipes como caso de sucesso na área”.
 
O gestor afirma, ainda, que administração tem garantido, com essas capacitações, a valorização de deste trabalho. “Este tipo de capacitação é mais uma demonstração da seriedade e do compromisso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de seus profissionais com a qualidade de vida dos nossos trabalhadores, dos nossos cidadãos”.
 
Pesquisa
Conforme pesquisa da Vigilância Epidemiológica, com base em dados Históricos da Previdência Social, os transtornos mentais e comportamentais foram à quinta causa de registros de acidentes de trabalho no país (93794 registros), de 2012 a 2016.
 
Estes também estão como quarta maior causa na concessão de benefícios do tipo auxílio doença (975873 registros) e terceira na concessão de benefícios do tipo auxílio-doença acidentário (55366 registros).
 
“Os TMRT são uma questão de saúde pública, em conjunto com os demais agravos e doenças relacionados ao trabalho. Por isso, como parte do como parte do Programa de Saúde do Trabalhador, estamos estabelecendo todas essas diretrizes para balizar todo o trabalho de Vigilância a respeito desse tipo de transtorno mental que tanto crescem em todo o país”, avalia a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Vânia Cristina Rodrigues Oliveira Camargo, ao compreender que os números apontam que os transtornos neuróticos, os transtornos relacionados com o “stress” e os transtornos somatoformes integram o grupo de transtornos mentais mais prevalentes no registro de acidentes, inclusive em Goiás.
 


Fonte: Jornal Opção


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos













     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /