página inicial   |    quem somos   |    como pesquisar   |    anuncie   |    fale conosco
     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News
PESQUISA RÁPIDA:
produto ou serviço:


EPI - operários trabalham sem proteção em obra de SP


29/06/12

A construção de uma loja na avenida Comendador Sant'Anna, no bairro Capão Redondo, em São Paulo, chamou a atenção de moradores da região. No último sábado, 23, funcionários foram flagrados trabalhando na fachada da obra sem equipamentos de proteção individual (EPI).

No endereço irá funcionar uma nova unidade da "Lojas Paulistanas", rede de varejo fundada em 1988 que comercializa moda, materiais esportivos, cama, mesa e banho e que já conta com outras sete unidades.

Segundo José Luiz Lucírio, supervisor das Lojas Paulistanas, a obra é terceirizada e o responsável pela segurança dos funcionários é a empresa contratada para os distintos serviços.

"A obra é terceirizada: há pedreiros, serralheiros, gesseiros, o engenheiro responsável. Não podemos nem dar muito palpite porque é tudo terceirizado, fica até difícil para a gente tentar controlar o trabalho deles", afirma.

Geraldo Herval Alcides, responsável pela Victor Esquadrias, empresa que estava trabalhando na fachada do empreendimento no último sábado, explica que os funcionários deveriam estar utilizando os equipamentos de segurança porque a empresa disponibiliza os acessórios para sua equipe.

"Temos todos os equipamentos, cinto, máscara, óculos, protetor auricular, capacete. Se algum funcionário não estava utilizando é por negligência dele", diz.

Segundo o engenheiro Jurandir Silva, responsável técnico pelo projeto e pela direção técnica da obra, as exigências de segurança devem ser atendidas pelos executores.

"Já falei para eles que tem que utilizar o capacete e todos os equipamentos de segurança. Vou conversar com o empreiteiro responsável para verificar essa situação e vou notificar o proprietário da empresa para que essa questão seja observada", informou.

De acordo com a lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados. Ainda segundo a lei, a recusa injustificada do empregado ao uso dos equipamentos fornecidos pela empresa constitui ato faltoso.



Fonte: Terra


Envie essa notícia para um Amigo


Seu Nome:

Seu E-mail:

Nome do Amigo:

E-mail do Amigo:

Mensagem:




Pesquisar Cursos






Feiras
08/10 - XX FISP - Feira Intenacional de Segurança e Proteção

» saiba mais

» calendário de feiras







     Agenda:      Feiras    /    Cursos Presenciais    /    Eventos                                                                                     Receba o Viaseg News


Área do Anunciante                     Maquinas Industriais   /   Br Websites Desenvolvimento de Sites   /   Br Domínio Hospedagem de Sites   /   .