Higienizadores Ambientais
Controle da Qualidade do Ar no Ambiente de Trabalho

linha.gif (1525 bytes)

        Hoje no mundo dos negócios o maior patrimônio de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, são seus funcionários. Por isso é muito importante proporcionar um ambiente de trabalho favorável, onde todos se sintam bem e com isso altamente produtivos.

Muitas empresas possuem comissões de segurança no trabalho ou CIPAS com o objetivo de assegurar que o ambiente seja seguro a execução das tarefas de cada empresa. Estes grupos procuram pensar em todos os detalhes para o bem estar dos que ali trabalham, porém um item que sempre fica esquecido é a qualidade do ar que respiramos nestes ambientes.

A CLOROFILA, empresa brasileira com sede em São Paulo, desenvolve sistemas, equipamentos e soluções de controle ambiental ( Purificação, Aromatização e Desodorização ). Seus equipamentos filtram o ar de maneira natural retirando do ambiente: Resíduos de Ácaros, Poeira, Pólem, Fungos, Mofo, Bactérias, Fumaça de Cigarro, etc. e ainda possuem uma linha de Limpadores Ecológicos que completam a purificação e higiene no dia a dia, eliminando problemas como Rinites, Bronquites e Alergias em geral, também com produtos para uso doméstico. Para maiores detalhes visite www.clorofila.com.br

 Conforme resolução RE n. 176 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, deve-se tomar cuidado com a qualidade do ar em ambientes fechados e/ou climatizados devido as seguintes fontes de poluentes:

Agentes Biológicos:

Bactérias: Reservatórios com água estagnada, torres de resfriamento, bandejas de condensado, desumidificadores, umidificadores, serpentinas de condicionadores de ar e superfícies úmidas e quentes.

Fungos: Ambientes úmidos e demais fontes de multiplicação fúngica, como materiais porosos orgânicos úmidos, forros, paredes e isolamentos úmidos; ar externo, interior de condicionadores e dutos sem manutenção, vasos de terra com plantas.

Protozoários: Reservatórios de água contaminada, bandejas e umidificadores de condicionadores sem manutenção.

Vírus: Adequar o número de ocupantes por m2 de área com aumento da renovação de ar.; evitar a presença de pessoas infectadas nos ambientes climatizados

Pólen: Manter filtragem de ar de acordo com as normas.

Artrópodes: Poeira caseira, Higienizar as superfícies fixas e mobiliário, especialmente os revestidos com tecidos e tapetes; restringir ou eliminar o uso desses revestimentos.

Agentes Químicos:

CO : Combustão (cigarros, queimadores de fogões e veículos automotores).

CO2: Produtos de metabolismo humano e combustão.

NO2: Combustão.

O3: Máquinas copiadoras e impressoras a laser .

Formaldeído: Materiais de acabamento, mobiliário, cola, produtos de limpeza domissanitários.

Material particulado : Poeira e fibras, evitar isolamento termo-acústico que possa emitir fibras minerais, orgânicas ou sintéticas para o ambiente climatizado; reduzir as fontes internas e externas; higienizar as superfícies fixas e mobiliários sem o uso de vassouras, escovas ou espanadores.

Fumo de tabaco : Queima de cigarro, charuto, cachimbo, etc.

COV : Cera, mobiliário, produtos usados em limpeza e domissanitários, solventes, materiais de revestimento, tintas, colas, etc.

COS-V : Queima de combustíveis e utilização de pesticidas

Maiores Informações:
CLOROFILA HIGIENIZADORES AMBIENTAIS - FARK FILTROS . -Site: http://www.clorofila.com.br
E-mail: arpuro@wdi.com.br ou E-mail: cmammana@terra.com.br