Ginástica Laboral

Movimento

linha.gif (1525 bytes)

gincorreios.gif (17509 bytes)

Em decorrência das diversas características do mundo atual em todos os segmentos econômicos e sociais, os níveis individuais e coletivos de estresse físico e psicossocial têm aumentado exponencialmente.

A aceleração de mudanças com a globalização, a implosão de padrões comportamentais, de referências culturais, o esfacelamento de fronteiras, a desestabilização de grupamentos sociais tradicionais como a família dentre outros fatores, tem criado mundos eminentemente novos e altamente exigentes, desencadeando como conseqüência um estilo de vida inadequado para a saúde.

Para as empresas, os resultados negativos se manifestam através do desempenho comprometido por parte das pessoas desestabilizadas. A criação de um clima organizacional negativo tem potencial explosivo para as organizações.

Se uma certa tensão é necessária para estimular a iniciativa e a criatividade das pessoas, um excesso de tensão mal direcionada tem efeito paralisador e degradador de produtividade.

Colaboradores com baixo índice de qualidade de vida geram mais despesas com saúde às empresas do que àqueles que apresentam um bom condicionamento físico.

Com o intuito de preservar a saúde do colaborador, aumentar o seu desempenho profissional e a integração , várias empresas de todos os portes e ramos de atividades estão adquirindo como ferramentas a favor da qualidade de vida programas terceirizados de Treinamentos em Equipe como o Team Building, Ergonomia e práticas de Atividades Físicas dentro do ambiente de trabalho como a Ginástica Laboral, Condicionamento Físico em academias internas, Massagens Rápidas Anti-Estresse e outras técnicas.

GINÁSTICA LABORAL

O programa de ginástica laboral consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional exercida.

A ginástica laboral é programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e interferência na produção. Hoje em dia a ginástica laboral também vem sendo aplicada como inserção educativa em palestras e eventos para que o participante se sinta preparado para receber e absorver informações que lhes são transmitidas.

Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade.

São sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas

tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador.

A duração ideal das sessões variam de 10 a 15 minutos diários para se ter um resultado significante na musculatura ( flexibilidade e força ).

III. BENEFÍCIOS AOS COLABORADORES

IV. VANTAGENS PARA A EMPRESA

V. COMO PROCEDER PARA OBTER SUCESSO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL

gincorreios.gif (17509 bytes)

Elaine Cristina Alves – Diretora da Movimento

" Não basta simplesmente sair por aí nas empresas ministrando qualquer tipo de exercícios ou até mesmo alongamentos. A tarefa é muito mais complexa do que se imagina: é necessário se ter conhecimentos em diversas áreas, inclusive de Ergonomia". Para Elaine Cristina Alves, diretora da Movimento Esportes Qualidade de Vida e consultora de Ginástica Laboral para empresas como Sabesp, Fundação Getúlio Vargas, Siemens, NET, SEW do Brasil, Rádio e TV Bandeirantes, Correios entre outras, é necessário que antes da implantação do programa se faça um estudo na empresa com o auxílio uma equipe multidisciplinar ( Medico Ocupacional, Ergonomista, Psicóloga, Educador Físico e outros profissionais caso se tenha a necessidade ) e que respeite a seqüência lógica padronizada para a montagem de um programa personalizado de acordo com o perfil e realidade da empresa:

Estrutura da Sessão:

gincorreios.gif (17509 bytes)

Andressa Pinheiro – Diretora da Movimento

Para Andressa Pinheiro, Diretora da MOVIMENTO, a estrutura e a criação dos exercícios da sessão de ginástica laboral é a essência para se obter resultados. A metodologia com fundamentos científicos e a didática de fácil compreensão e aceitação sustentam a continuidade do programa. As sessões deixam o caráter lúdico como objetivo principal (porém sutilmente trabalhados) e partem para o caráter científico na busca da prevenção de afecções músculo-esqueléticas. " Há três anos estamos realizando um estudo científico da metodologia de trabalho e já conseguimos resultados significantes apresentando soluções para os afastamentos por LER/DORT nas empresas e consequentemente economia explicitada em valores reais. O método científico estrutura a sessão de ginástica laboral obedece três partes: alongamento geral das estruturas musculares nas suas três dimensões - estático, passivo e ativo; o trabalho de força isométrica das musculaturas enfraquecidas das estruturas aplicada com o auxílio de materiais específicos em um segundo momento e a compensação dos grupos musculares utilizados durante o expediente de trabalho , programados para a realidade e perfil de cada setor de trabalho".

 

Movimento Esportes Qualidade de Vida Ltda. - PABX: (11) 6121-8182 - Site: www.e-movimento.com.br - E-mail: info@e-movimento.com.br