Dicas de segurança para vigilantes

Adenilson Campos Guedes (*)
linha.gif (1525 bytes)

Na maioria das vezes só pessoas desatentas são atacadas e geralmente o criminoso dispõe de pouco tempo para fazer a abordagem.

O fator principal na função de segurança patrimonial é a atenção. Por isto, algumas regras são importantes para se evitar surpresas desagradáveis ou até mesmo salvar sua vida e a dos outros bem como salvaguardar melhor o patrimônio em contrato:

1. Nunca ler revistas ou similares quando estiver no posto de serviço. O simples ato da leitura tira toda a atenção voltada para observar e salvaguardar o posto e isto pode custar a sua vida, a de seus colegas e a proteção devida do patrimônio.

2. vigilante em serviço fardado usando o coldre, deverá portar a arma no coldre e na cintura. Nunca deixar a arma fora do corpo do segurança, isto atrasará, uma possível ação defensiva ou preventiva , sem falar no risco de alguém furtar o armamento.

3. Todos os postos deverão ficar cobertos e bem distribuídos com os seguranças. Cada segurança deverá permanecer em seu posto e evitar aglomerações tanto de pessoas fora da guarda ou de vigilantes do mesmo grupo. Quando os seguranças estão bem distribuídos em seus postos o poder de visão geral do prédio ou patrimônio, será maior, otimizando uma melhor segurança.

4. Postura adequada. Uma vigilância bem fardada e com boa postura, seja em pé ou sentada, transmite uma impressão de que são preparados e que são organizados. Isto também inibe coação de delinqüentes, bem como proporciona moralidade na equipe, na Empresa para com os clientes e as pessoas de um modo geral.

5. Evitar falar demais. Assuntos inerentes à segurança da Empresa ou da Unidade onde prestam serviços, relacionados aos procedimentos básicos como estratégias de segurança, não deverão ser comentados com terceiros a fim de não chegar ao ouvidos de delinqüentes. A rotina da segurança é algo muito sigiloso.

6. Estratégia. Como regra geral, um bom estrategista tem grandes vantagens para resolver problemas, para vencer obstáculos, para derrotar inimigos, para cuidar melhor da sua segurança e de outrem, etc. Todo segurança deverá trabalhar o hábito de criar estratégias, fazendo, se necessário ( mentalmente ), simulados de como reagir na situação de um assalto, etc.

7. Ser desconfiado. Sempre que possível, ao se aproximar desconhecidos, observar suspeitos. Evitar o contato próximo a suspeitos ou desconhecidos. Colocar – se sempre em posição de defesa.

 

(*)Coord. de Segurança
S E V I B A - Segurança e Vigilância da Bahia Ltda.
E – mail.: adenilsoncampos@hotmail.com