O perfil do Supervisor de Segurança Patrimonial

Adenilson Campos Guedes (*)
linha.gif (1525 bytes)

I - Supervisor de Segurança

A – Conceito

Profissional encarregado de operacionalizar os serviços de vigilância na empresa, otimizando os serviços prestado para a satisfação do cliente.

Esclarecendo antes que, no Brasil, as atribuições por cargos dos funcionários operacionais podem ser distintas em algumas empresas. Existem: Supervisores (Supervisor Júnior, Sênior, etc.) , Inspetores, Coordenadores, Fiscais, etc.; todos inseridos dentro deste contexto.

Na ordem crescente, os cargos operacionais são: Vigilante, Vigilante Líder, Vigilante Motorista, Fiscal de Área, Inspetor, Supervisor, Coordenador e Gerente de Operações. É claro que, como já foi citado, cada empresa tem seu modelo de organização, más este é o mais comum.

b - Atribuições do Supervisor de Segurança

O Supervisor de Segurança é um elo de ligação entre a Gerência Operacional e os postos de serviço que compõem à empresa. Assim, seu trabalho consiste em resolver as questões dos serviços prestados e apresentar os resultados ao Gerente.

As atribuições deste profissional é bastante extensa, assim, citarei apenas algumas. São:

  1. Designar atribuições aos Fiscais, Líderes, motoristas e cobrar resultados.
  2. Visitar clientes, participar de reuniões para tratar de assuntos inerentes aos serviços em contrato, etc.
  3. Dirimir os problemas nos postos de serviço, mesmo que seja necessário cobrar dos Fiscais as providências necessárias.
  4. Fazer reuniões periódicas com os Inspetores, Fiscais, Motoristas, Líderes e, se necessário, com os Vigilantes, para tratar de assuntos inerentes ao serviço.

Para que o desempenho das atividades de supervisão na empresa seja eficiente, este profissional deve possuir, dentre outros, alguns requisitos:

     

  1. Ser dinâmico – o supervisor além de lidar com a alta hierarquia da empresa, com clientes de diversos níveis culturais e com todos os colaboradores de um modo geral, deve possui, sobretudo, domínio dos assuntos que devem ser tratados bem como outras áreas que, embora não sejam do segmento, em algumas situações o conhecimento é imprescindível.
  2. Redigir uma boa redação – o Supervisor, muitas vezes, precisa confeccionar relatórios, ofícios, etc. Se possível, este profissional deve usar uma linguagem técnica em suas redações, porém, de fácil entendimento para o leitor. Conhecer bem o assunto é fundamental.
  3. Apresentação – O Supervisor tem contato com clientes, empresários, colaboradores de um modo geral, etc. Como em qualquer outra função, deve cuidar do seu marketing pessoal. ( deve saber se vestir bem, de acordo a ocasião ).
  4. Domínio da função – Para se comportar como Supervisor, deve ter conhecimento de um Supervisor: saber fazer um planejamento de segurança, plano de segurança, lidar com escalas de serviços, implantações de postos, negociar, resolver problemas, discutir a segurança de postos, etc. Participar de cursos, palestras, reciclagens, são imprescindíveis para o aprimoramento dos conhecimentos.
  5. Versatilidade – Um Supervisor deve ter conhecimentos diversos. Não deve ficar limitado apenas às metodologias da Segurança Patrimonial.
  6. Ser líder – Saber liderar é uma das características vitais para dar segmento a esta função. Nenhuma empresa funciona bem sem líderes. Deve saber mostrar as direções em que a equipe onde atua deve seguir. Este profissional deve agir com sabedoria de forma que reconheça as circunstâncias em mutação ao seu redor, mexendo quando necessário, a peça certa, como um jogo de xadrez, com a diferença de que o objetivo será para que todos alcancem a vitória.

Vale lembrar que, nos dias atuais, para qualquer profissional se manter e progredir no trabalho, é preciso se aperfeiçoar. Aos Supervisores, sugiro que busquem sempre que possível, participar de algum curso, seminários, palestras, etc. Recomendo também literaturas relacionadas. Atualmente, já é possível encontrar muitos artigos, trabalhos, etc., gratuitamente na Internet.

Destacar todas as características necessárias para o perfil do Supervisor perfeito é impossível, porém, estas com certeza, tornará possível o exercício desta função.

 

(*)Coord. de Segurança
S E V I B A - Segurança e Vigilância da Bahia Ltda.
E – mail.: adenilsoncampos@estadao.com.br